Conheça o Projeto

Missão Gênese faz uso da gamificação para levar conhecimento sobre saúde, prevenção e autocuidado

Iniciado em 2017, o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica” surgiu da necessidade de aproximar o público jovem do conhecimento produzido no Hospital de Amor. Diante disso elaborou-se um trabalho de imersão a bordo de uma unidade móvel voltado aos adolescentes, de 11 a 15 anos, com objetivo de difundir a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção de câncer.

O projeto faz uso da gamificação para proporcionar uma experiência que visa abordar um tema complexo de maneira lúdica, transformando estudantes do Ensino Fundamental II em protagonistas de uma aventura de investigação científica. A mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes proporcionam um maior envolvimento dos participantes com o tema, além de uma melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida.

Cada participante tem um papel diferente e fundamental na missão. Trabalhando em equipe formada por seis pessoas, eles aprendem, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem o risco de se desenvolver doenças como o câncer ao longo da vida.

O trabalho acontece preferencialmente em escolas, onde os professores, gestores e funcionários são capacitados previamente, por meio de um curso oferecido em modalidade EaD, a fim de que a Missão Gênese seja apresentada. Os temas abordados durante a experiência oferecida pela Missão Gênese, que dura aproximadamente 40 minutos, são inseridos por meio de jogos interativos dispostos em 5 setores e a magia principal ocorre no setor 3, que é dividido em 6 estações de jogos. Dessa forma, são formados vários grupos de alunos para realização das atividades na unidade móvel.

Até o momento, o projeto, custeado por meio de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (Campinas), já atendeu mais de 13 mil pessoas de Barretos e interior de São Paulo, contabilizando a participação em eventos externos como a Festa do Peão de Barretos, o Ação Global - Ribeirão Preto e o Encontro Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SBPC, que aconteceu em Campo Grande-MS, em 2019. Como um dos intuitos é transformar os adolescentes em multiplicadores de informação, estima-se que o projeto já tenha atingido, indiretamente, mais de 53 mil pessoas.

Com o sucesso da Missão Gênese – Uma Jornada Nanocientífica, espera-se é que outros projetos, que sigam este modelo de interação e imersão, sejam desenvolvidos pelo Hospital de Amor nos próximos anos.

O alvo

O câncer é responsável por cerca de 4 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Por volta de 80% dos casos da doença podem ser prevenidos com base na identificação de fatores de risco.

A Missão Gênese nasceu com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do autocuidado, que são as chaves para reduzir a incidência e diminuir o número de casos fatais. Prevenir e cuidar são atos de amor e salvam vidas.

A Jornada

Uma experiência imersiva que aborda um tema difícil de maneira lúdica, transformando jovens estudantes em protagonistas de uma aventura de investigação científica. Recrutados por um departamento secreto do Hospital de Amor, eles farão parte de um grupo muito especial.

Cada participante terá um papel diferente e fundamental na missão. Trabalhando em equipe, eles aprenderão, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem muito os riscos de se desenvolver câncer ao longo da vida.

Compartilhamento

A informação é uma das principais armas na luta contra o câncer. E o principal objetivo da Missão Gênese é fazer dos jovens que participam desta jornada pela vida multiplicadores de conhecimento. Compartilhando o que aprenderam eles se tornam verdadeiros heróis na batalha contra a doença.

Galeria de Fotos