Carreta Educativa integra atividades da Olimpíada Regional de Química na USP, em Ribeirão Preto

A Carreta Educativa Missão Gênese, do Hospital de Amor de Barretos, em uma parceria com o Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, participou da programação de atividades extras durante a 16ª edição da Olimpíada Regional de Química, que recebe alunos das escolas públicas e particulares de toda a região. O evento, que neste ano tem como tema central “A Química transformando vidas: prevenção e combate ao câncer”, já recebeu cerca de 60 escolas e mais de 2 mil alunos só na primeira fase.

Com pouco mais de um ano, o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica” surgiu da necessidade de aproximar o público do conhecimento produzido no Hospital de Amor de Barretos. Pensando nisto, elaborou-se um trabalho de imersão voltado aos adolescentes, de 11 a 15 anos ou que estejam cursando o Ensino Fundamental II, com objetivo de difundir a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção do câncer.

A Missão faz uso da gamificação para proporcionar uma experiência, abordando um tema complexo de maneira lúdica e transformando adolescentes e estudantes em protagonistas de uma aventura de investigação cientifica.

Trabalhando em equipes, formadas por seis pessoas, eles aprenderão, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem o risco de se desenvolver câncer ao longo da vida. Cada participante tem um papel diferente e fundamental na missão.

A mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes proporcionam um maior envolvimento dos participantes com o tema, além de uma melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida.

Até o momento, o projeto já atendeu mais de 5 mil alunos em escolas de Barretos e outras cidades do interior de São Paulo, além de participar de eventos externos. O objetivo é que outros projetos educativos do Hospital de Amor, que sigam este modelo de interação e imersão, sejam desenvolvidos nos próximos anos.

A Carreta Educativa Missão Gênese esteve no campus da USP de Ribeirão Preto de 24 a 28 de setembro, onde atendeu crianças e adolescentes de escolas agendadas pelo Centro Integrado de Química. O intuito foi proporcionar o contato com o universo científico, dentro da temática proposta, aos adolescentes que não participam da Olimpíada, visto que a competição é voltada aos estudantes do Ensino Médio.