Mitos e Verdades

O câncer é contagioso?

O câncer não é contagioso e por isso não pode ser transmitido de uma pessoa para outra como ocorre com a gripe ou catapora por exemplo. Existem alguns vírus que são capazes de causar câncer, como o vírus da hepatite B e o HPV, que podem transmitidos por contato sexual, transfusões de sangue e/ou seringas compartilhadas, porém nem todos os infectados irão desenvolver câncer.

Só existe câncer no adulto?

Apesar de ser mais raro, o câncer pode acometer crianças e adolescentes. Os tipos mais comuns nesta população são as leucemias.

O câncer pode ser prevenido?

A maioria dos cânceres são causados por fatores externos, que podem estar associados ao estilo e hábitos de vida. Dentre esses fatores, podemos citar a bebida alcoólica, tabagismo e a exposição solar. Como fatores de proteção, vale ressaltar que é preciso ter uma alimentação saudável, praticar atividade física e ter boa saúde bucal. Além disso, os exames de prevenção são fundamentais para que o câncer seja diagnosticado precocemente, aumentando as chances de cura.

Todo tumor é um câncer?

O tumor é a denominação para o aumento do número de células em qualquer parte do organismo. Existe o tumor benigno e o tumor maligno. O tumor benigno tem o crescimento do número de células mais lentamente e não tem risco de migrar para outra parte do corpo. O mesmo não acontece com o tumor maligno, também conhecido como câncer, que tem o crescimento do número de células de forma desorganizada, rápida e com a capacidade de invadir diferentes órgãos do corpo, constituindo risco de vida.

Mulheres após a menopausa podem ter câncer de mama?

A maior incidência de câncer de mama, acontece após a idade média da menopausa, ou seja, dos 50 aos 69 anos de idade. Por isso é recomendável fazer a mamografia regularmente dentro desta faixa etária.

Homens podem ter câncer de mama?

O câncer de mama masculino representa cerca de 1% de todos os cânceres nos homens. Portanto, apesar da incidência ser bem menor e se tratar de uma doença rara, os homens podem ter câncer de mama.

Anemia pode se tornar leucemia?

A leucemia pode causar anemia, mas a anemia não se torna leucemia. Ambas são doenças hematológicas (no sangue), mas diferentes. A anemia é a diminuição do nível de hemoglobina no sangue e a leucemia é uma doença que se inicia na medula óssea, local responsável pela produção das células do sangue.

Todo câncer é hereditário?

O câncer é uma doença genética, isto é, causada por uma alteração no material genético das células (DNA), o que não significa que seja hereditário. Dentre todos os casos de cânceres registrados, cerca de 5 a 10% apresentam caráter hereditário, sendo observados em várias pessoas de uma mesma família. A maioria das alterações genéticas observadas nos tumores são causadas pelos malefícios causados pelo estilo e hábitos de vida não saudáveis ao longo do tempo.

Tabagismo pode causar câncer?

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo porque causa inúmeras doenças, inclusive o câncer. Pode estar associado ao aparecimento do câncer de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, bexiga, colo de útero entre outros.

A pílula anticoncepcional pode causar câncer?

Ainda há muitas dúvidas sobre a associação da pílula anticoncepcional e o câncer, principalmente de mama. Porém, até o momento, os estudos não demonstram aumento de risco de câncer de mama e colo uterino com o uso. Existem evidências apontando para uma possível proteção com o uso no caso dos cânceres de ovário, endométrio e colorretal.

Adoçantes podem causar câncer?

Embora tenha se falado muito sobre esta possibilidade, estudos mostraram que não há associação comprovada entre o consumo de adoçante e câncer.

Alguns tipos de desodorantes podem causar câncer?

A associação entre o uso de desodorante e o desenvolvimento de câncer ainda é um questionamento feito por muitas pessoas. Até o momento, não há evidência científica que comprove este indício.

Roupas muito apertadas podem causar câncer?

Ocorreu esta dúvida entre muitas mulheres, porém, este mito surgiu devido ao desenvolvimento de algumas infecções genitais provocadas pelo uso de calças apertadas, que aumentam a temperatura do local e dificultam a transpiração favorecendo a proliferação de alguns microrganismos. Mas eles não tem relação com o câncer.

Falar muito no celular pode causar câncer?

Inúmeras pesquisas foram desenvolvidas buscando verificar a relação entre a utilização do telefone celular e o desenvolvimento de câncer, principalmente o cerebral. Atualmente, a radiação emitida pelos telefones celulares é classificada como possivelmente cancerígena para os seres humanos e portanto, o uso deste equipamento deve ser moderado.

A má alimentação pode causar câncer?

Ter uma boa alimentação é uma das maneiras de se prevenir determinados tipos de cânceres. Uma dieta rica em gordura, pobre em verduras, frutas, legumes e fibras são fatores de risco para o aparecimento de câncer, principalmente de intestino.

Bebida alcoólica pode causar câncer?

Há pesquisas que comprovam o surgimento de certos tipos de câncer provocados pelo consumo de bebidas alcoólicas, mesmo quando consumidas moderadamente. Pode estar associado com o desenvolvimento de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago e fígado.

Micro-ondas pode causar câncer?

O micro-ondas não tem a capacidade de transformar os alimentos nele aquecidos ou cozidos em alimentos radioativos. Além disso, o campo eletromagnético produzido quando o aparelho está em uso é insuficiente para causar alterações nos genes das células. Portanto, não existe relação comprovada do eletrodoméstico com câncer.

Má saúde bucal pode causar câncer?

A má saúde bucal permite o aparecimento de diferentes doenças, inclusive o câncer. Por isso é importante visitar um dentista uma vez ao ano para um exame de rotina e procurar o especialista quando observar qualquer alteração, principalmente feridas que não cicatrizam nos lábios, garganta, língua, assoalho da boca, gengivas e mucosa bucal. O risco de desenvolver câncer nestas regiões são maiores em fumantes e/ou etilistas.

Problemas emocionais e psicológicos, como depressão por exemplo, podem causar câncer?

Não há comprovação de que problemas emocionais e psicológicos sejam a causa de câncer, mas há estudos que mostram que são capazes de causar a diminuição do funcionamento do sistema imunológico, expondo a pessoa a maior risco de desenvolver algumas doenças.

Existe cura para o câncer?

Se o câncer for detectado na fase inicial, as chances de cura aumentam, por isso é importante fazer os exames de prevenção regularmente, como por exemplo, mamografia, papanicolaou, toque retal etc.

 


 

VÍDEOS

Série “Câncer e Prevenção”.